Como é o natal em sua casa?
- Onde comemoram?
- Com quem comemoram?
- Como é a ceia?
- Como acontecem as trocas de presentes?
- E etc....
Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, ela poderá investigar e relatar os motivos deste fato. .
• O professor pode realizar em sala, com todos os alunos, a leitura algumas redações para trabalhar com as semelhanças e diferenças de cada família, lançando questões para reflexão conjunta que motive os alunos a investigarem sobre o Natal e conduzindo à próxima etapa do projeto. Possibilidades:
- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas?
(Ciências)
- Por que Papai Noel usa roupas de inverno?
(Geografia)
- Por que as pessoas trocam presentes no Natal?
(História Religiosa)
- Por que tem gente que come peru no Natal?
(História)
- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)
- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)
- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles
- Entre muitas outras...
achei muito interesante estas atividades mas eu sou professora de portugu�s e adoraria umas atividades da l�ngua portuguesa para ensinar para os meus alunos!
ResponderExcluirobrigado pela compreens�o