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segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

NOVOS PENSADORES DA EDUCAÇÃO

Esse final de semana no curso de pós graduação, tive a oportunidade de conhecer alguns pensadores aos quais ainda não havia lido nem estudado suas   teorias, fiquei tão encantada que gostaria de dividi-las com vocês. As contribuições deles são maravilhosas, estou falando de:

Abraham Maslow criou a teoria a respeito da hierarquia das Necessidades Humanas . Ao se envolver com a área de gestão de negócios, passou então a correlacionar as teorias de motivação e personalidade com seus estudos de gestão.
                      
                  Pirâmide de Maslow 

"Quanto mais saudáveis nos somos emocionalmente mais importantes se tornam nossas necessidades de preenchimento criativo no trabalho. Ao mesmo tempo, menos nós toleramos a violação de nossas necessidades para tal preenchimento".
Abraham H. Maslow
A hierarquia de necessidades de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.


Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.
necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;
necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: "What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!" (Tradução: "O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza).
É neste último patamar da pirâmide que Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade "... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais".

David Paul Ausebel-   Teoria do aprendizado significativo

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